Conheça 5 mitos sobre a rinoplastia, que é a cirurgia de nariz

A rinoplastia ou plástica do nariz, é uma cirurgia cuja procura aumentou bastante neste período de pandemia, por conta das vídeo-conferências e aumento da exposição nas redes sociais. 

Inclusive, é notório nos filtros do Instagram a possibilidade de modificação do nariz e o interesse dos usuários por esse tipo de artifício, que deixa o nariz mais fino e delicado. 

Então, se você tem alguma queixa estética relacionada ao nariz e pensa em fazer uma rinoplastia, mas ainda tem medo da cirurgia, conheça os 5 mitos mais comuns relacionados a ela! 

Mitos da rinoplastia

Mito 1: Sempre é necessário fraturar o nariz nessa cirurgia? Não, nem todo nariz precisa ser fraturado durante a rinoplastia.

Existem indicações precisas para a fratura e as principais são o afinamento dos ossos do nariz e a correção de um nariz que está torto ou desviado, o que é muito comum após traumas antigos. 

Mito 2: É necessário usar tampão no nariz? Não! Não há indicação de uso de tampão na rinoplastia moderna. 

Aliás, atualmente existem técnicas e medicamentos para evitar sangramentos e, portanto, não há mais necessidade do uso de tampão na rinoplastia.

Em geral, o paciente consegue respirar bem pelo nariz assim que acaba o procedimento. Certamente, será necessário fazer lavagem nasal e também usar medicações em spray para diminuir o edema interno e aliviar a sensação de obstrução no pós-operatório. 

Mito 3:  O resultado é imediato? Não!  

Na verdade, o nariz vai ficar inchado até aproximadamente 4 a 6 meses depois da cirurgia. Também pode ficar com a ponta endurecida e deixar o sorriso um pouco travado por algumas semanas, mas o resultado final vale muito a pena.  

Mito 4: O nariz ficará muito diferente da sua personalidade? Não, se essa não for a sua vontade. 

Por isso, atualmente, utilizamos a simulação virtual durante a consulta pré-operatória, para entendermos o desejo do paciente e estabelecer o que é possível alcançar com a cirurgia. 

Vale lembrar que a simulação não representa obrigação de resultado, mas é uma facilitadora no entendimento das queixas e no estabelecimento do plano estratégico da cirurgia. 

Mito 5: Vou respirar pior depois da cirurgia? Não, pelo contrário! 

Nesta cirurgia é possível associar o tratamento funcional com o tratamento estético, inclusive fazendo a septoplastia, que é a cirurgia que trata o desvio de septo.

Assim, a respiração do paciente melhora muito, agregando ainda mais qualidade de vida e bem-estar para ele.

Então, se você tem alguma queixa relacionada ao seu nariz, agende uma consulta e vamos conversar sobre a indicação da rinoplastia no seu caso, de forma totalmente individualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *