A paralisia facial afeta cerca de 80 mil pessoas por ano no Brasil

Você sabia que cerca de 80 mil pessoas por ano no Brasil são afetadas pela paralisia facial? A perda parcial de movimentação de algum músculo da face causa prejuízos no fechamento dos olhos e na expressão do sorriso. 


Aliás, o sorriso sempre serviu como forma de comunicação, talvez a maneira não verbal mais rápida e eficiente de fazer contato. Assim, o sorriso é considerado uma forma de interação social. 

O sorrir é um automatismo do músculo da face, que ocorre em resposta a determinados estados mentais. Mas ele também é usado para transmitir informação. 


Sorriso é herança genética? 

Além disso, o sorriso tem herança genética. Acredita-se que primatas primitivos utilizavam um sorriso, a abertura da boca, para exibir os dentes e emitir sons para seus predadores, como maneira de alertar que se tratava de um animal menor e indefeso, que não iria se tornar um risco ao predador. 

Assim, sua origem mais ancestral já indicava que o sorriso serviria como uma espécie de apaziguamento, submissão e uma não hostilidade. 

Enfim, a utilidade do sorriso primitivo evoluiu e modificou sua função nos homens e hoje figura como um ato inicial de comunicação, uma cortesia, retratando o sentimento de felicidade e alegria. 

Portanto, o sorriso é um recurso humano de grande significado e merece ser tratado com importância e prioridade no cuidado dos pacientes com paralisia facial. 

Da mesma forma, parte significativa da identidade e da autoestima figura na imagem que o indivíduo quer transparecer da sua personalidade para a sociedade moderna.

O indivíduo restrito de comunicação facial vai se assemelhar com alguém que tem dificuldade de comunicação, por exemplo pessoa muda ou sem identidade visual. 

A autoestima vai perfazer as características de comunicação, a força vital com a qual encaramos a vida e a força com que construímos nossos legados está diretamente relacionada à nossa autoestima. 

Consequentemente, um indivíduo com paralisia facial sente uma diminuição da importância, uma insegurança em expressar seus sentimentos e acaba se isolando do convívio social, uma patologia que eu costumo denominar de câncer social. 

Ademais, sua morbidade é extrema e a expectativa de vida dessa pessoa é bastante reduzida. 


O que é a paralisia facial?

A paralisia facial causa assimetrias, o que é popularmente chamado de boca torta, ou a impossibilidade de sorrir, o que pode acontecer de forma unilateral ou bilateral, afetando os músculos voluntários da face. 

Além disso, pode também causar danos graves na abertura ocular, dificultando o indivíduo de fechar o olho na hora de dormir ou de piscar. 

É fundamental buscar atendimento médico o quanto antes, principalmente se vier acompanhada de outros sintomas, como desorientação, fraqueza e perda de movimentos em outras partes do corpo, desmaio, entre outros.

O diagnóstico é feito mediante anamnese e observação do médico, sem que sejam necessários exames complementares. 


Como tratar a paralisia facial?

Você sabia que existem diversos tratamentos que podem amenizar esses quadros causados pela paralisia facial? 

Cerca de 80% dos indivíduos se recuperam totalmente em 3 meses, outros 20% terão sequelas que irão precisar de algum tratamento. 

Na maioria dos casos, a paralisia facial é temporária e surge como consequência de uma inflamação ao redor do nervo facial. Isso pode acontecer após uma infecção por vírus, como o da herpes simples, herpes-zoster, rubéola, caxumba, ou por doenças imunes.

Aliás, muitos pacientes têm dificuldade de encontrar o profissional que irá tratar sua patologia, porque é um problema com interface entre várias especialidades médicas: neurocirurgia, neurologia, otorrinolaringologia, clínica geral e também a cirurgia plástica.

Portanto, saiba que existem diversas opções de tratamento. Entre os menos invasivos temos: 

Por outro lado, também existem procedimentos mais complexos, como a substituição do nervo acometido com enxerto de um nervo à distância, lifting cirúrgico ou até mesmo um transplante de músculo, geralmente da coxa, para reabilitação dinâmica do sorriso. 

Enfim, as tecnologias médicas evoluíram muito ao longo dos anos e muitos problemas que antes seriam impossíveis de serem resolvidos, hoje têm possibilidades de tratamento, como é o caso da paralisia facial. 

Então, se você tem sofrido com esse problema ou conhece alguém que esteja passando por isso, há esperança. Agende sua consulta, vamos avaliar seu caso e buscar juntos o melhor tratamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *